sábado, 24 de maio de 2008

A violência no futebol

De todos os assuntos que rodeiam o mundo do futebol, o mais debatido e comentado atualmente é a violência que tomou conta do esporte mais popular do mundo. Mas não é só a violência dentro dos gramados que assusta, a que vem das arquibancadas tem tornado a ida para um estádio, algo de risco para a vida de um torcedor.


As torcidas organizadas são apontadas como as grandes culpadas pela violência no futebol. Mas será que a culpa é toda delas? Claro que não, porque quem deveria fiscalizar e garantir a segurança não consegue fazer isso com eficiência, o que é vergonhoso para um país que acaba de ganhar a chance de sediar uma Copa do Mundo.

As torcidas organizadas são bonitas sim, quando fazem grandes festas nos estádios, porém elas viraram "vítimas" de pessoas com péssimas intenções que conseguiram se infiltrar nelas e, a partir daí, começaram a propagar a violência em pró de algo fútil, talvez ser a torcida mais perigosa, a mais "bambambam" do país.

Existem casos e casos de brigas entre torcidas organizadas. Em várias delas há mortes de integrantes e, às vezes, mortes de torcedores que nada têm haver com as richas.

Em relação aos torcedores que não são de organizadas, há divergências, alguns gostam dessas torcidas que cantam, gritam e batucam nos estádios, outros não gostam pelo fato da violência, às vezes das drogas, e tudo mais de ruim que, comprovadamente, já se viu em algumas organizadas.

Lembrando só uma coisa, há um erro enorme da mídia em relação a este assunto que é a generalização das torcidas. Normalmente a violência está relacionada com as grandes torcidas dos clubes, porque existem organizadas menores com muitos anos de existência que jamais se envolveram em algum caso de violência no futebol.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente só mudará com a mudança de consciência das pessoas.

Talvez colocar o desporto acima do Futebol...