segunda-feira, 26 de maio de 2008

A violência em Santa Catarina

Imagem de: Lancenet!

No estado de Santa Catarina há quatro clubes "grandes". São eles: Figueirense, Avaí, Criciúma e Joinville. Todos eles possuem torcidas uniformizadas. Em SC, a violência no futebol não é tão grande do jeito que ocorre em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, porém ela acontece e é tão grave como.

Recentemente, houve um fato no estado que teve repercussão nacional. Aconteceu no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, numa partida entre Avaí e Criciúma. No decorrer do jogo, a torcida organizada do Avaí que estava presente começou a brigar com a torcida do Criciúma, quando um membro da torcida avaiana jogou uma bomba caseira na torcida da casa. Seu Ivo Costa, torcedor do time da casa, que estava vendo o jogo calmamente ouvindo o seu rádio, tentou jogar a bomba para longe, mas não conseguiu fazer isso a tempo. A bomba explodiu e estraçalhou a mão de Seu Ivo. Após esse fato, a pergunta que fica é a seguinte: como que alguém consegue entrar num estádio com uma bomba? Algumas informações circularam depois do incidente, inclusive a que a torcida visitante, do Avaí, não foi revistada pela polícia ao adentrar o estádio.

Num Estado como o nosso, em que não há grande público nas partidas de futebol, casos como o de Seu Ivo servem apenas para manchar e afastar a torcida dos jogos cada vez mais. O resultado disso é estagnação do futebol catarinense.

Amanhã no próximo post, uma entrevista com Vinícius Farinhaque, integrante da torcida organizada Raça Azul, do Avaí, que vai falar sobre as torcidas organizadas e muito mais.

Nenhum comentário: