terça-feira, 27 de maio de 2008

O outra ponta da corda

Imagem do blog da Raça Azul

O maior erro, talvez, que é cometido atualmente é a generalização das torcidas organizadas, isto é, nós vemos algumas pessoas na mídia falando que são contra as torcidas organizadas, que elas devem ser extintas e muito mais coisas. Porém, somente algumas torcidas, normalmente as maiores que causam problemas de violência.

Uma torcida organizada, por exemplo, que nunca se envolveu em nenhuma briga ou algo parecido foi a Raça Azul, formada por torcedores do Avaí, de Florianópolis. Um dos membros é Vinícius Farinhaque, 21 anos e estudante de Publicidade e Propaganda da Estácio de Sá. Em entrevista, Vinicinho, como é chamado, explanou sua opinião sobre o assunto.

Vinícius falou que a maior parte da violência no futebol é causada por torcidas organizadas sim, e que "baderneiros" se aproveitam da facilidade de entrar nas torcidas para causar brigas. "A mídia denominou torcida organizada como coisa de baderneiro, mas não é bem assim, muitas torcidas possuem crianças, pais, idosos e até famílias inteiras nelas", disse Vinicinho.

A respeito de finalizar com as torcidas organizadas para acabar com a violência, ele opinou que essa não é a solução, porque o indivíduo que quer aprontar no estádio, vai fazer isso sendo ou não de alguma organizada. Ainda sobre esse assunto, Vinícius explica que no Rio Grande do Sul acabaram com algumas organizadas e o resultado foi totalmente adverso do esperado. Ao invés de diminuir a violência, ela aumentou.

"Esses caras se infiltram nas torcidas organizadas para roubarem em viagens, usarem drogas, propragar a violência e, assim, acabam manchando todas as torcidas, até mesmo aquelas que querem a paz nos estádios", encerrou Vinícius.

A Raça Azul é uma torcida que protesta sim, porém sem causar brigas. Um dos protestos da torcida é contra o atual presidente do Avaí, José Nilson Zunino. O protesto é contra a gestão de Zunino no Avaí.

Nenhum comentário: